A obesidade em si não é um problema, mas é preciso muita atenção às doenças que podem estar relacionadas ao ganho excessivo de peso. Reduzir de tamanho e peso na balança é uma boa ação no caminho para o controle de outras doenças como a diabetes, pressão alta, colesterol, triglicérides, arteriosclerose, ataques do coração, derrames cerebrais, artrites, varizes, flebites, doenças pulmonares, infertilidade e muitas mais.
Agende uma consultaObesidade e doenças relacionadas
Entenda a obesidade
O que é a obesidade?
A obesidade é um excesso de peso tão grande que causa efeitos negativos para a saúde, tais como: diabetes, hipertensão arterial, arteriosclerose, ataques do coração, derrames cerebrais, artrites, varizes, flebites, doenças pulmonares, infertilidade, feridas nas pernas por má circulação, doenças de pele, além de problemas de ordem social e psicológica. Esses efeitos acabam por dificultar e encurtar a vida. O índice de massa corpórea (IMC) é útil para se avaliar a gravidade do excesso de peso. O tratamento cirúrgico da obesidade pode ser indicado para IMC a partir de 40 kg/m² ou a partir de 35 kg/m² na presença de pelo menos uma doença associada, também chamada de comorbidade.
Eu posso fazer a cirurgia bariátrica?
De acordo com as regras do Ministério da Saúde e Conselho Federal de Medicina, os critérios de indicação para a cirurgia bariátrica e metabólica são:
* IMC = ou > 40kg/m² ou IMC = ou > 35kg/m² com pelo menos uma doença associada grave, tais como: hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2, excesso de colesterol/triglicérides, apneia do sono, artrose de joelho/quadril/coluna ou hérnia de disco.
* Fracasso de tratamentos clínicos (remédios) por dois anos.
* Controle ou ausência de doenças que tornem o risco cirúrgico inaceitável, tais como: insuficiência respiratória, insuficiência cardíaca, cirrose do fígado.
* Condições de compreender o funcionamento das operações e a necessidade de colaborar para seu bom resultado.
É muito importante para a compreensão e a escolha do método em conjunto com o cirurgião que o candidato à operação bariátrica participe de um encontro pré-operatório coletivo, com duração aproximada de três horas, no qual são explicados detalhes de funcionamento de cada tipo de operação, seus benefícios e eventuais inconvenientes.
Quais terapias estão disponíveis?
São inúmeras as abordagens possíveis para o tratamento da obesidade. Vale lembrar que como doença crônica a obesidade não tem cura, mas tem tratamento.
Alguns pacientes são candidatos à cirurgia bariátrica, enquanto outros podem ser tratados apenas com dietas e medicamentos, ou até mesmo pelo uso de procedimentos minimamente invasivos, como a implantação de um balão intragástrico.
Clique no botão abaixo para ver todos os tratamentos e terapias possíveis, mas não esqueça de que apenas um médico poderá lhe indicar o tratamento mais adequado.
Como é a vida após a bariátrica?
Muitas coisas mudam na sua vida pós-bariátrica e não é apenas o seu apetite ou as formas do seu corpo. Acompanhe neste vídeo as principais mudanças que um paciente recém-operado enfrenta.