Saiba como se recuperar da cirurgia bariátrica com saúde e disciplina

Para quem durante anos sofreu com efeito sanfona de dietas mal sucedidas, na tentativa de vencer a obesidade, a cirurgia bariátrica e metabólica é uma terapia transformadora não só do ponto de vista da aparência estética da pessoa, mas principalmente no quesito saúde física e mental, oferecendo ao indivíduo o aumento da expectativa de vida com qualidade.

Entretanto, alguns cuidados básicos devem ser observados durante o processo de recuperação da cirurgia bariátrica, especialmente no que se refere à dieta pós-bariátrica, que deve ser orientada e acompanhada por um nutricionista especializado e experiente nesse tipo de tratamento. Isso porque, o resultado final da cirurgia pode ser comprometido caso o paciente não siga rigorosamente as orientações médicas de manter uma dieta alimentar para o resto da vida.

Por isso, os profissionais do Instituto Garrido preparam algumas dicas que vão lhe ajudar a compreender melhor como funciona a restrição alimentar pós-bariátrica.

Alimentos sólidos não podem ser consumidos nas três primeiras semanas pós-bariátrica, pois poderão prejudicar a cicatrização das suturas internas, havendo risco de possíveis complicações graves. Portanto, não confie na sorte ou em informações de terceiros.

  1. A partir da quarta semana depois da cirurgia, você poderá comer alimentos bem cozidos e moles como arroz, macarrão fino, legumes picados, pescada branca, carne macia bem moída; ovo mexido mole e frutas. Entretanto, a ingestão de alimentos sólidos deverá ser feita em pequenas porções e mastigando muito bem, para evitar que você coma mais do que a capacidade de seu “novo” estômago pode suportar, evitando sensação de “estufamento”, náuseas e vômitos.
  2. Evite a ingestão de doces e alimentos gordurosos como pudim, sundae, milk-shake, leite condensado, sorvetes etc., pois eles poderão ocasionar a Síndrome de Dumping que causa diarreia, tontura, suor frio, batimento acelerado do coração e queda da pressão arterial, além de prejudicar a perda de peso.
  3. Refrigerantes são proibidos nos seis primeiros meses depois da cirurgia. Já as bebidas alcoólicas devem ser evitadas o maior tempo possível, pois, além de facilitarem o reganho de peso, o álcool é absorvido rapidamente pelo organismo, prejudicando o fígado, o pâncreas e o cérebro.
  4. Complexos de vitaminas e sais minerais deverão ser tomados a partir de 30 ou 60 dias após a cirurgia pelo resto da vida, mas sempre sob a orientação e prescrição médica ou de um nutricionista.