Os dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde revelam que além dos brasileiros estarem mais obesos, o excesso de peso aumenta com a idade. Por exemplo, o índice de obesidade é de 30,3% entre as pessoas com idade entre 18 e 24 anos. Já entre brasileiros de 35 a 44 anos, o índice é de 61,1%. Entre os brasileiros com idade de 55 a 64 anos, o índice de obesidade chega a 62,4% e a 57,7% no grupo com 65 anos ou mais.
Mas, afinal, o que esses índices todos tem a ver com você?
É que o ganhar peso faz parte do processo de envelhecimento. Isso porque a partir dos 30 anos de idade, o ritmo de funcionamento do organismo muda e a quantidade de calorias gastas para que o corpo se mantenha ativo vai diminuindo gradativamente até os 70 anos, quando tende a estabilizar.
Por isso, independentemente da sua idade, é muito importante manter uma dieta saudável e equilibrada, bem como a prática regular de exercícios, além, é claro, de conversar com seu médico sobre qual a forma mais adequada e segura para que você mantenha o peso adequado à medida que envelhece.
Vale lembrar que a obesidade é uma doença crônica controlável, e o tratamento cirúrgico é uma alternativa eficaz para o paciente que não responde satisfatoriamente aos tratamentos clínicos (dieta, exercícios, remédios), contribuindo para a sua melhor qualidade de vida e redução significativa do riscos decorrentes desta patologia..
Todavia, como qualquer outra cirurgia, a cirurgia bariátrica e metabólica oferece riscos e provoca modificações definitivas no aparelho digestivo do paciente. Indica-se que ela seja feita dentro das normatizações regulamentadas.
Referências
– VIGITEL BRASIL 2016, Ministério da Saúde, disponível em: https://www.endocrino.org.br/media/uploads/PDFs/vigitel.pdf
– SBEM – Sociedade Brasileira de Endrocrinologia e Metabologia, disponível em: https://www.endocrino.org.br/minsterio-da-saude-divulga-dados-do-vigitel-2016/
– Instituto Garrido – Obesidade e Doenças Metabólicas, disponível em: http://www.institutogarrido.com.br/site-v1/obesidade-e-doencas-metabolicas/