Quais alimentos são indispensáveis para quem já fez cirurgia bariátrica?

Queda de cabelo, unhas quebradiças, fraqueza, cansaço, pele ressecada, formigamento nas mãos e pés podem ser sinais de que a pessoa que a pessoa está com deficiência nutricional. Por isso, é muito importante o comprometimento por parte do paciente em seguir rigorosamente não só as orientações médicas, mas também a do nutricionista e manter uma dieta pós-bariátrica equilibrada e para o resto da vida.

Após a cirurgia a sua alimentação será reintroduzida lentamente, sendo que nas três primeiras semanas só será possível ingerir líquidos. Depois desse período, você poderá comer pequenas porções de alimentos bem cozidos e moles como arroz, legumes e carne macia bem moída. Aos poucos, de acordo com o acompanhamento nutricional, você vai começar a comer outros alimentos, até poder comer de tudo novamente.

Entretanto, para manter um bom estado nutricional durante o período de recuperação pós-bariátrica, alguns alimentos são fundamentais para que você emagreça com saúde.

Carnes, peixes, ovos, leites, queijos e iogurtes são alimentos ricos em proteínas, necessárias para a formação dos tecidos corporais, enzimas, hormônios e transporte de substâncias pelo sangue. Também são ricos em cálcio e vitamina D, sendo que esta última também pode ser metabolizada pelo organismo por meio da exposição ao Sol.

Brócolis, espinafre, couve, beterraba, cenoura, grão-de-bico, lentilha, ervilha e feijão são alimentos ricos em ferro, mineral necessário para a formação das células vermelhas do sangue, e em ácido fólico (preventivo da anemia).

Mas, lembre-se: O tratamento cirúrgico é uma alternativa eficaz para ajudar a perder peso e controlar a obesidade, contribuindo para a melhor qualidade de vida e redução significativa do risco de morte. Porém, é preciso estar ciente de que se trata de procedimento cirúrgico de grande porte e, por isso, apresenta riscos e modificações definitivas em seu aparelho digestivo. Portanto, o resultado final também vai depender do seu esforço pessoal em abandonar velhos hábitos como o sedentarismo e buscar seguir uma dieta saudável, além de ter e seguir o acompanhamento médico e psicológico para o resto da vida.

 

Referências:

– SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica: http://www.sbcbm.org.br/wordpress/multidisciplinar-coesas/equipe-multidisciplinar/nutricao/

– Instituto Garrido: http://www.institutogarrido.com.br/site-v1/perguntas-frequentes/