Obesidade nível 3: quando começar a pensar na bariátrica?

Quero emagrecer! Esta é uma das frases mais ditas hoje em dia, tanto por mulheres como por homens, que estão cada vez mais preocupados com a aparência, mas também com a saúde.

Mas, você sabia que existem níveis de obesidade e que conhecê-los é fundamental para descobrir qual é o tipo de tratamento mais adequado para você?

Conforme a tabela abaixo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) a obesidade de nível 3 – popularmente conhecida como obesidade mórbida, é o nível mais grave de obesidade, considerada uma doença desde 1984, porque representa um alto fator de risco para aparecimento de outras doenças (comorbidades) que podem causar a morte do indivíduo.

tabela

Entre as comorbidades derivadas da obesidade nível 3 podemos citar o diabetes, a hipertensão arterial (pressão alta), a apnéia do sono, a arteriosclerose, os ataques do coração, derrames cerebrais, as artrites, varizes, flebites, doenças pulmonares, infertilidade, feridas nas pernas por má circulação, doenças de pele; além de problemas de ordem social.

Sem dúvida alguma mudar o estilo de vida adotando uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas é forma mais simples e natural de combater a obesidade. Entretanto, no caso da obesidade mórbida, isso não funciona e a cirurgia bariátrica e metabólica tem se mostrado uma alternativa eficaz para a perda e controle do peso dos indivíduos que não respondem a remédios e outros tratamentos clínicos.

Estima-se que aproximadamente 4,5 milhões de brasileiros estejam aptos à cirurgia bariátrica e metabólica, que só é indicada para pessoas com IMC (Índice de massa corpórea) igual ou maior que 40kg/m²) ou igual ou maior que 35kg/m²) acompanhado de, pelo menos, duas comorbidades.

É importante frisar que a cirurgia é uma alternativa eficaz para ajudar a perder peso, porém, o resultado final dependerá também do esforço do paciente em aderir ao tratamento, mudando seu estilo de vida e mantendo a regularidade do acompanhamento médico.

Referências:

Organização Mundial de Saúde (OMS). Obesity: preventing and managing the global epidemic. Report of a World Health Organization Consultation. Geneva: World Health Organization, 2000. p. 256. WHO Obesity Technical Report Series, n. 284 – disponível em: http://apps.who.int/iris/handle/10665/42330