Para manter um bom estado nutricional no período de recuperação pós-bariátrica, é fundamental que haja a ingestão de alimentos ricos em proteínas para a manutenção da massa muscular e do emagrecimento saudável.

Nesse sentido, muitos pacientes pensam em optar por uma alimentação totalmente orgânica, ou seja, baseada no consumo de frutas, verduras e produtos cultivados e produzidos sem o uso de pesticidas e fertilizantes e/ou sem antibióticos e hormônios de crescimento.

Entretanto, ainda não há evidências científicas fortes que comprovem que alimentos os orgânicos são realmente mais saudáveis ou benéficos à saúde.

Prova disso é um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Stanford (EUA) e publicado no periódico Annals of Internal Medicin. A pesquisa avaliou 237 estudos, entre os quais 17 com populações que consumiam alimentos orgânicos e convencionais e 223 que comparavam os níveis de nutrientes ou de contaminações por bactéria, fungo ou pesticidas de vários produtos produzidos orgânica e convencionalmente.

Os pesquisadores não encontraram nenhuma diferença significativa no teor de vitaminas entre os alimentos orgânicos e os convencionais. Também não foi observada diferença no teor de proteína, bem como, que as frutas e vegetais orgânicos fossem uma escolha mais saudável que os não orgânicos.

O que realmente já está comprovado por especialistas em todo o mundo e que deve ser levado à sério, especialmente pelo paciente bariátrico, é que a alimentação é muito importante tanto antes como depois da cirurgia. Por isso, ela deve ser orientada por um nutricionista especializado no tratamento da obesidade e capaz de preparar o paciente para a sua nova realidade alimentar.

 

 


Are Organic Foods Safer or Healthier Than Conventional Alternatives?: A Systematic Review; Disponível em: http://annals.org/aim/article/1355685/organic-foods-safer-healthier-than-conventional-alternatives-systematic-review