De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), cerca de 70% dos pacientes que realizam cirurgia bariátrica são mulheres em idade fértil (entre 35 e 50 anos). Isso porque uma das vantagens da cirurgia bariátrica é melhorar a fertilidade e diminuir o risco de uma gestação para a mulher que sofre com a obesidade.  Entretanto, a mulher não pode realizar a cirurgia bariátrica se já estiver grávida ou amamentando.

Isso porque nos períodos de gestação e amamentação, as mamães pós-bariátricas – caso não sigam corretamente as orientações clínicas e nutricionais, podem ter complicações e até expor os bebês a riscos de malformações e desnutrição.

Um levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e feito em parceria com a Universidade Católica de Santos (Unisanta) revelou que mulheres que engravidaram após a realização da cirurgia bariátrica tiveram uma baixa adesão ao aleitamento materno.

Das 35 mulheres avaliadas, com idades entre 24 e 39 anos, 28,57% engravidaram antes de um ano que haviam feito a bariátrica, 68,6% amamentaram os filhos por menos de seis meses – tempo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e 43% delas amamentaram por apenas dois meses os seus bebês.

Por tudo isso, os especialistas do Instituto Garrido orientam que o ideal é a mulher só engravidar, em média, um ano e meio após a cirurgia bariátrica, mesmo assim depois de passar por uma avaliação prévia da equipe multidisciplinar que realizou o tratamento e com o acompanhamento pré-natal feito por um ginecologista-obstetra e um nutricionista, ambos com conhecimento em cirurgia bariátrica.

 


70% DOS PACIENTES DE CIRURGIAS BARIÁTRICAS SÃO MULHERES;
Disponível em:
http://www.sbcbm.org.br/wordpress/70-dos-pacientes-sao-mulheres/

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, disponível em:
http://www.saude.sp.gov.br/ses/noticias/2012/julho/cirurgia-para-reduzir-estomago-aumenta-risco-de-filhos-prematuros

Posso engravidar?; disponível em: http://www.institutogarrido.com.br/site-v1/perguntas-frequentes/