A qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do ser humano, pois enquanto dormimos o nosso organismo fortalece o sistema imunológico, além de liberar hormônios importantes para a regulação das funções diárias.

Por isso, além de uma dieta equilibrada e da pratica de exercícios físicos, dormir bem é fundamental para o controle da obesidade.

É isso mesmo!  Você sabia que dormir pouco pode fazer você engordar até um quilo por semana?

Pelo menos, foi isso que comprovou um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Colorado (EUA) e publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Dezesseis pessoas com idade média de 24 anos e índice de massa corporal (IMC) médio de 22,9 (o IMC ideal é de 18,5 a 25), foram observadas durante duas semanas pelos pesquisadores. Nos três primeiros dias, todos os voluntários dormiram cerca de nove horas por noite e consumiram a energia necessária para manter seu peso.

Depois eles foram em dois grupos. O primeiro grupo, passou os cinco dias seguintes dormindo apenas cinco horas por noite, e o segundo grupo continuou dormindo nove horas por noite. Depois, os participantes trocaram de grupo e, nesse período, ambos os grupos receberam refeições fartas e livre acesso a lanches durante o dia, que incluíam alimentos como frutas, iogurte, sorvete e salgadinhos.

A conclusão observada pelos pesquisadores foi a de que dormir menos do que cinco horas por noite, durante cinco dias, pode engordar, em média, um quilo.

Isso porque quando se dorme pouco, aumentam os níveis de grelina no organismo, conhecido como hormônio da fome. A grelina induz a vontade de comer, na corrente sanguínea, fazendo com que a pessoa tenha vontade de comer à noite. Além disso, dormir pouco causa um maior cansaço, reduzindo a prática de atividades físicas, aumentando o tempo de sedentarismo e, consequentemente, a obesidade.

Vale lembrar que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é para que se evite dormir menos do que sete horas por noite e mais do que 10 horas a longo prazo.

 


Impact of insufficient sleep on total daily energy expenditure, food intake, and weight gain;
Disponível em:
http://www.pnas.org/content/110/14/5695.abstract