O que fazer quando o paciente bariátrico volta a ganhar muito peso e precisa ser operado novamente? A questão foi largamente debatida por profissionais experientes durante o XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, neste mês, em Florianópolis.
O cirurgião Henrique Yoshio Shirozaki, do Instituto Garrido, ressaltou que a cirurgia revisional deve ser utilizada de forma criteriosa porque são poucos os pacientes que podem se beneficiar de uma nova intervenção cirúrgica.
Segundo o médico, a técnica da banda está em desuso no Brasil porque os resultados de médio e longo prazos são desanimadores e o índice de reoperações em cinco anos é alto. “Embora tenham sido feitas poucas cirurgias de banda nos últimos anos, existe um histórico extenso de pacientes operados com esta técnica e devemos estar preparados para oferecer um tratamento seguro e efetivo”, avalia.
Para Dr. Henrique, o evento da SBCBM também promoveu importantes debates sobre técnicas cirúrgicas experimentais que poderão ser opções valiosas no futuro.