Esclareça suas dúvidas sobre como acontece o procedimento anestésico
Dúvidas sobre a anestesia para a cirurgia bariátrica é recorrente entre pacientes que irão se submeter ao procedimento. A escolha do tipo de anestesia a ser utilizado acontece após uma avaliação geral do quadro de saúde do paciente e de seu histórico familiar, buscando a redução de qualquer tipo de risco ou irregularidade durante todo o procedimento.
Pré-consulta anestésica
Realizada pelo médico anestesiologista, a pré-consulta é imprescindível para que o médico possa ter conhecimento completo do estado de saúde do paciente. A importância dessa etapa não deve ser negligenciada, pois serão a partir dos exames realizados que o procedimento mais adequado será decidido.
Segurança do paciente
A aplicação do anestésico é sempre realizada por um profissional especializado que também faz o acompanhamento durante o período da anestesia para garantir a segurança completa do paciente. O profissional deve ter formação médica e especialização em anestesiologia, além de experiência de atuação na área.
É indicado também, que aconteça um acompanhamento nas primeiras 24 horas após a cirurgia bariátrica a fim de que, se houver alguma complicação, todas as providências necessárias possam ser realizadas de pronto-atendimento. Todo o período deve estar sempre sob monitoramento constante.
Relação médico e paciente
O paciente deve fornecer todas as informações solicitadas pelo médico. É importante que sejam reais e que nada fique sem ser esclarecido. Conheça alguns itens da lista de informações:
– Quais patologias já teve? Possui alguma patologia atualmente?
– Faz utilização de medicações? Quais são elas?
– Realizou algum procedimento cirúrgico recentemente?
– Passou por algum tipo de intervenção?
– Tem alergia a algum medicamento, alimento, cosmético?
– Houve exposição a álcool, drogas e outras substâncias recentemente?
– Investigação sobre o histórico familiar.
– Estabelecimento do tempo de jejum necessário para a realização do procedimento.
O anestesiologista deve contemplar o paciente com toda segurança, bem-estar e procedimentos exigidos pelos protocolos médicos, antes, durante e após a cirurgia bariátrica. E o paciente deve comparecer e colaborar para que os procedimentos sejam bem-sucedidos.