O objetivo principal da cirurgia bariátrica e metabólica ou cirurgia para redução de estômago não é só a perda de peso, mas principalmente a melhoria da saúde e da qualidade de vida de forma global, a partir do controle de doenças associadas à obesidade.
Neste sentido, um dos pontos principais que garante o sucesso do tratamento e prolonga os benefícios provenientes do procedimento cirúrgico é ter acompanhamento pré e pós-operatório de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais experientes e especializados em obesidade e cirurgia bariátrica e metabólica.
A enfermagem também desempenha um papel muito importante nas fases pré-operatória, intra e pós-operatória que englobam inúmeros procedimentos desde a hospitalização até a recuperação da cirurgia e o retorno ao lar. Afinal, os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem interagem o tempo todo com o paciente e de diversas formas com toda a equipe cirúrgica, hospitalar e ambulatorial.
O acompanhamento psicológico e psiquiátrico é fundamental para controlar ansiedades, resolver conflitos internos e outras questões que possam afetar o sucesso da cirurgia. Da mesma forma, o apoio de nutricionistas vai ajudar o paciente a se adequar ao sua nova realidade após a redução do estômago.
O corpo clínico do Instituto Garrido, por exemplo, é formado por cirurgiões, endocrinologistas, gastroenterologistas, nutricionistas, psicólogos, endoscopistas, anestesiologistas, fisioterapeutas, enfermeiros e outros experientes profissionais que já realizaram mais de 20 mil cirurgias. Além disso, possui uma equipe especialmente treinada no uso da cirurgia robótica, método mini-invasivo que oferece maior segurança e recuperação mais rápida ao paciente.
Por isso, antes de escolher uma clínica para realizar seu tratamento, avalie também a capacidade técnica e experiência do profissionais que compõem a equipe.