A importância da proteína na recuperação da cirurgia bariátrica

Quem já não ouviu falar em dieta da proteína?

Trata-se de uma dieta para emagrecer de forma saudável, por meio do consumo de alimentos de origem animal (carnes, aves, leites e derivados) ou vegetal (leguminosas e cereais), que são boas fontes de proteína, tipo de nutriente formado por aminoácidos e que é importante para a formação e manutenção da estrutura das células do corpo, além de contribuir para o bom funcionamento dos sistemas nervoso e de defesa do organismo.

Por isso, quando pensamos em emagrecer com saúde ou ganhar massa muscular, é fundamental que haja a ingestão de proteínas, pelo menos, nas três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar). Especialmente, para quem está em período de recuperação de cirurgia bariátrica.

A alimentação é muito importante tanto antes como depois da cirurgia bariátrica. Por isso, deve ser orientada por um nutricionista especializado no tratamento da obesidade, orientando o preparo alimentar do paciente, que deverá se adaptar à nova realidade.

Como é uma fase de adaptação ao novo estômago, alguns pacientes podem sentir náuseas e vômitos. Por isso, a dieta deve ser adaptada de acordo com técnica bariátrica utilizada e o cardápio rico em proteínas e carboidratos, para garantir o bom funcionamento do organismo, além de contribuir para redução da dor e desconforto estomacal.

Dependendo do caso, o médico também poderá indicar suplementos alimentares para evitar perda de massa muscular, queda de cabelo e enfraquecimento das unhas.