Você sabia que o diabetes e a obesidade têm muita coisa em comum?
A obesidade é um alto fator de risco para aparecimento de outras doenças (comorbidades), entre elas o diabetes. Isso porque o excesso de peso causa a resistência do organismo à insulina – hormônio produzido pelo pâncreas e responsável pela regulação dos níveis de glicose no sangue, contribuindo para o desenvolvimento do diabetes do tipo 2, que atinge cerca de 78% dos 16,5 milhões de brasileiros diabéticos.
Tanto a obesidade como o diabetes são doenças crônicas que se não tratadas a tempo ou de forma adequada podem levar à morte. Entretanto, ambas podem controladas por meio da cirurgia bariátrica e metabólica.
É óbvio que em ambos os casos, a primeira indicação de tratamento é sempre a mudança do estilo de vida, por meio da adoção de hábitos saudáveis como uma dieta leve e equilibrada e a prática de exercício físico regular. Essa é sem dúvida, a melhor forma de emagrecer com saúde e controlar o diabetes. Porém, quando isso não dá resultado, o ideal é a cirurgia.
Quero emagrecer
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), a cirurgia bariátrica e metabólica reduz as comorbidades em níveis muito significativos, podendo reduzir o diabetes em até 90% em pacientes com sobrepeso (IMC abaixo de 30), livrando os pacientes do uso de medicamentos.
Estudos clínicos avançados evidenciam que intervenções – como a da bariátrica – na fisiologia gastrointestinal, modificam as funções endocrinológicas e podem controlar o diabetes, independentemente da perda de peso resultante da cirurgia.
Entretanto, é preciso ter cautela na hora de escolher onde fazer a cirurgia bariátrica. Você deve avaliar previamente se clínica de obesidade tem vínculo com hospital devidamente equipado para o procedimento e também se oferece uma equipe médica e multidisciplinar apta e experiente nesse tipo de tratamento.
O Instituto Garrido, por exemplo, desde sua fundação (em 1993) pelo professor doutor Arthur Garrido atua exclusivamente na área de cirurgia bariátrica e metabólica, tendo um corpo clínico formado por cirurgiões, endocrinologistas, gastroenterologistas, nutricionistas, psicólogos, endoscopistas, anestesiologistas, fisioterapeutas e outros experientes profissionais. Além disso, possui uma equipe especialmente treinada no uso da viodelaparoscopia e da robótica, métodos menos-invasivos que oferecem maior segurança e recuperação mais rápida ao paciente.
Referências:
SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica: http://www.sbcbm.org.br/imagens/PressKit_SBCBM.pdf
SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes: http://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/fatores-de-risco
SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia:https://www.endocrino.org.br/numeros-do-diabetes-no-brasil/
Instituto Garrido: http://www.institutogarrido.com.br/site-v1/obesidade-e-doencas-metabolicas/