Hipertensão arterial: como a cirurgia bariátrica pode auxiliar no tratamento?

A hipertensão arterial sistêmica, a popular pressão alta, é uma doença crônica que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para que o sangue seja distribuído corretamente pelo corpo. Normalmente, diz-se que a pessoa sofre de pressão alta quando a pressão arterial é igual ou maior que 140/90 mmHg (14 por 9).

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2016 o número de pessoas com mais de 18 anos com hipertensão aumentou 14,2% nos últimos dez anos, o que hoje corresponde a 25,7% da população brasileira. O levantamento revelou ainda que, entre pessoas com 55 anos ou mais, esse número chega a 49%.

A hipertensão é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Se o pai e a mãe são hipertensos, a chance de os filhos também serem é de 50%. Este índice cai para 30% se apenas um dos pais tem pressão alta. Mas, além da hereditariedade, outros fatores colaboram para o desenvolvimento da hipertensão como o consumo de alimentos industrializados, abuso do sal e de bebidas alcoólicas, excesso de peso e a obesidade.

Entretanto todas essas situações podem ser evitadas com o tratamento adequado, especialmente no caso da obesidade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o tratamento cirúrgico da obesidade pode resultar na remissão da pressão alta em mais de 60% dos casos.

A cirurgia bariátrica e metabólica só é indicada para pessoas com IMC (Índice de massa corpórea) igual ou maior que 40kg/m² ou igual ou maior que 35kg/m² acompanhado de, pelo menos, duas comorbidades como a hipertensão e o diabetes. Porém, com a perda de peso corporal, resultante da operação, associada a mudança do estilo de vida durante a recuperação pós-cirurgia bariátrica (prática de exercícios físicos e dieta balanceada), há uma redução no esforço no coração, diminuindo os níveis de pressão nas artérias e, portanto, facilitando o controle da hipertensão.

Referências:

¹Vigitel Brasil 2017

http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/abril/17/Vigitel_17-4-17-final.pdf

² Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH)

http://www.sbh.org.br/geral/oque-e-hipertensao.asp

³Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM)

http://www.sbcbm.org.br/wordpress/cirurgia-bariatrica-resulta-na-remissao-da-hipertensao-em-60-dos-casos/