Muitas pessoas buscam combater o excesso de peso, mudando radicalmente seus hábitos alimentares. Entre elas, encontram-se os que adotam o estilo de vida vegano, ou seja, param de ingerir todos e qualquer produto de origem animal como, por exemplo, ovos, leite e gelatina.
Entretanto, mesmo tornando-se vegano, a pessoa continua com a saúde comprometida e, por isso, em alguns casos é preciso recorrer a cirurgia bariátrica e metabólica, popularmente conhecida como “operação para redução de estômago”, uma terapia bastante eficaz para o controle da obesidade mórbida, aquela em que a pessoa corre risco de morte.
Como qualquer paciente bariátrico, os veganos também precisam de acompanhamento nutricional pré e pós-operatório para prevenir possíveis deficiências nutricionais resultantes da redução do estômago e consequente diminuição da ingestão de alimentos ou maior dificuldade na absorção dos nutrientes.
O fato de não consumirem produtos de origem animal, não impede que os veganos bariátricos mantenham um bom estado nutricional após a cirurgia bariátrica. Isso porque eles podem utilizar os chás, a proteína de soja, além de grãos integrais, vegetais verde escuros, leguminosas, castanhas e sementes, entre outros alimentos que podem fornecer vitaminas e minerais.
Em alguns casos, pode ser recomendado a introdução de complementos nutricionais específicos para evitar carências de nutrientes.
Vale frisar, no entanto, que o sucesso do procedimento cirúrgico vai depender, e muito, do comprometimento por parte do paciente em seguir rigorosamente não só as orientações médicas, mas também a do nutricionista, mantendo uma dieta nutricional para o resto da vida.