Cirurgia Bariátrica: como escolher a melhor equipe dentro do seu convênio

Quero emagrecer! Essa é uma frase bastante comum hoje em dia, especialmente entre as mulheres, mesmo aquelas que não estão obesas.

Afinal, mais que a questão estética, manter-se no peso ideal tornou-se uma questão de saúde pública. Isso porque a obesidade é uma doença crônica que representa um alto fator de risco para aparecimento de doenças (comorbidades) como o diabetes e hipertensão (pressão alta) que podem causar a morte do indivíduo. Nesses casos, a cirurgia bariátrica e metabólica é um dos tratamentos que tem se mostrado bastante eficaz no combate à doença.

Alguns planos de saúde cobrem o procedimento, mas para isso é preciso provar que realmente necessita desse tipo de terapia, por meio de documentos com o seu histórico clínico e exames, mostrando que todas as alternativas anteriores para emagrecer não obtiveram sucesso e que, portanto, a cirurgia bariátrica tem recomendação médica.

Obtendo a autorização do plano, é preciso ter cautela na hora de escolher onde fazer a cirurgia bariátrica. Você deve avaliar previamente se clínica de obesidade oferece não só equipamentos, mas principalmente uma equipe médica e multidisciplinar apta e experiente nesse tipo de tratamento.

O Instituto Garrido (IG), por exemplo, desde sua fundação (em 1993) pelo professor doutor Arthur Garrido atua exclusivamente na área de cirurgia bariátrica e metabólica, tendo realizado mais de 20 mil cirurgias e sendo certificado pela Surgical Review Corporation como centro de excelência em cirurgia bariátrica.  

Além de trabalhar com diversas operadoras de saúde, o IG possui um corpo clínico formado por cirurgiões, endocrinologistas, gastroenterologistas, nutricionistas, psicólogos, endoscopistas, anestesiologistas, fisioterapeutas e outros experientes profissionais. Além disso, possui uma equipe especialmente treinada no uso da cirurgia robótica, método mini-invasivo que oferece maior segurança e recuperação mais rápida ao paciente.

Vale ressaltar que a cobertura da cirurgia bariátrica e metabólica por videolaparoscopia ou via laparotômica pelos planos de saúde é garantida pelas resoluções normativas nº 338/2013 e nº 349/2014 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Referência:

ANS – Agencia Nacional de Saúde Suplementar; Cobertura – Cirurgia Bariátrica por Videolaparoscopia. Disponível em: