Videolaparoscopia
Oferece ao paciente mais conforto pós-operatório. São feitas de quatro a sete mini-incisões, por onde passam as cânulas para os pequenos instrumentos e a câmera de vídeo. O paciente retorna à sua rotina, em geral, após 7 a 10 dias.
Atualmente, todos os tipos de operação bariátrica podem ser realizados por videolaparoscopia, em razão das vantagens desta abordagem: menos dor, menor perda de sangue, ato cirúrgico e recuperação mais rápidos, menor tempo de internação, melhor resultado estético com cicatrizes menores, retorno mais rápido às atividades rotineiras e menor índice de infecção.
A cirurgia bariátrica por videolaparoscopia dura, em média, entre 40 e 90 minutos, e a alta hospitalar ocorre dois dias depois. Após 7 a 10 dias, via de regra, o paciente já consegue retornar ao trabalho, enquanto na cirurgia convencional a internação é de, no mínimo, três dias, e o retorno às atividades habituais acontece após cerca de 30 dias.
Desde 2012, a maioria dos planos de saúde garante a cobertura desse tipo de cirurgia. Informe-se e converse com os profissionais do Instituto Garrido que estão familiarizados com os caminhos administrativos.