Nosso blog

É possível engordar de novo após uma bariátrica?

 

Essa é, sem dúvida alguma, uma das perguntas mais repetidas em consultórios médicos de cirurgiões bariátricos, e a resposta pode não agradar a quem acredita que a “mágica” da cirurgia bariátrica é infinita e sem retorno. Sim, o reganho de peso pode ocorrer, mesmo para pacientes que tenham obtido resultados excelentes após a cirurgia.

Os primeiros meses após uma cirurgia bariátrica trazem sensações incríveis, incluindo-se aí a redução do apetite e o emagrecimento como experiências únicas, sempre comemoradas pelo paciente, amigos e parentes. Os médicos costumam chamar este período, de cerca de até 18 meses após a cirurgia, como sendo a “lua de mel” do paciente bariátrico.

O que se observa é que mesmo para os pacientes que já tentaram dietas momentaneamente bem-sucedidas, estes primeiros meses de reeducação alimentar são incomparáveis em relação a resultados e velocidade de emagrecimento. Nada se compara a ter até 90% do seu estômago reduzido.

Com estes resultados, muitos acreditam que não há mais como recuperar tantos quilos, mas a realidade pode ser muito mais cruel do que se imagina. Com o passar do tempo, o apetite vai aumentando, a perda de peso se estabiliza, os problemas emocionais podem retornar e os velhos hábitos de uma alimentação desequilibrada, junto com o sedentarismo, podem arruinar os resultados da sua cirurgia.

Aproximadamente 87% dos pacientes tratados com cirurgia bariátrica relataram algum grau de ganho de peso, até 5 anos após a cirurgia.

Segundo a ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), mais de 50% dos pacientes terão algum grau de recuperação de peso. Recuperar cerca de 5 a 10% do excesso de peso reduzido, de forma lenta e sem repercussão clínica, pode ser considerado normal e não necessitar nenhum tratamento.

Por exemplo: se uma pessoa pesava 100 kg antes da cirurgia, com um excesso de peso de cerca de 40 quilos, consegue alcançar seu objetivo de pesar 60 quilos, mas após dois anos recupera 6 quilos e chega a 66 quilos, de maneira gradual e sem alterar os hábitos de uma alimentação mais saudável, esse aumento de peso pode ser considerado normal.

O problema é quando, tomando como exemplo este mesmo paciente que tinha 100 quilos e emagreceu até chegar a 60 quilos, em um período de 24 meses após a bariátrica ele reganha 25 quilos. Neste caso, o paciente deve revisar hábitos e dieta com a nutricionista, reforçar atividade física e conversar com a equipe médica que o operou.

Outro ponto de atenção é que, em geral, as doenças associadas à obesidade são sanadas rapidamente com a cirurgia, mas se algumas das comorbidades como diabetes, gordura no fígado, apneia do sono, colesterol e triglicerídeos elevados retornam, o paciente deve procurar a equipe multidisciplinar que o operou para passar por avaliação clínica, nutricional e psicológica, além de exames específicos conforme a investigação clínica.

Com base nestas informações sua equipe médica pode indicar uma nova dieta, retomada dos exercícios físicos, adoção de hábitos saudáveis e acompanhamento das comorbidades que possam haver ressurgido com o reganho de peso. Também pode-se associar o tratamento psicológico ou psiquiátrico, de acordo com cada caso.

O uso de medicamentos antiobesidade e/ou antidepressivos pode ser indicado para auxiliar no controle e redução do peso.

 

Dicas para manter o peso pós-bariátrica

  1. Não perca contato com a equipe médica (cirurgião, nutricionista, endocrinologista, psicólogo) que o operou e acompanhou nos primeiros meses após a cirurgia.
  2. Mantenha vigilância sobre o seu comportamento alimentar e acenda uma luz de emergência caso note sintomas de compulsividade.
  3. Perca peso antes mesmo da cirurgia. Alcançar uma perda de peso significativa antes da cirurgia foi associado a uma maior perda de peso após a cirurgia.
  4. Continue com a prática de exercícios físicos. O sedentarismo é o pior inimigo da perda de peso.
  5. Busque apoio profissional para manter o equilíbrio emocional.

 

Fonte: https://abeso.org.br/reganho-de-peso-apos-cirurgia-bariatrica-o-que-fazer/

https://falandodeobesidade.com/reganho-de-peso-apos-a-cirurgia-bariatrica/

Ver todos
#

Razão social: GRUPO DE APOIO CIR. DE GASTROENTEROLOGIA E CIR. EM GERAL LTDA | Responsável técnico: PROF. DR. ARTHUR BELARMINO GARRIDO JÚNIOR - CRM 12686

2022 - Todos direitos reservados

Ao clicar em ”aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhoria da navegação no site, análise de uso e suporte em nossos esforços de marketing e comunicação.