Nosso blog

Quais os riscos da Síndrome Metabólica?

 

A Síndrome Metabólica é caracterizada por uma série de fatores que, juntos, podem ocasionar diabetes, doenças cardíacas, vasculares e acidentes vasculares cerebrais (também conhecido como derrame).

Estas condições estão relacionadas à pressão alta, alterações de colesterol e/ou triglicérides e glicemia.

Apesar de comumente associada à obesidade, um ponto curioso sobre esta doença é o fato que nem todos os doentes precisam apresentar um grau de obesidade alto e nesses casos a cirurgia metabólica pode ser recomendada para pessoas que tenham obesidade grau I.

Isso ocorre porque a Síndrome Metabólica apresenta resistência à ação da insulina (hormônio responsável pelo metabolismo da glicose), diabetes, alteração do metabolismo do colesterol e triglicérides, hipertensão arterial. Nas mulheres pode apresentar ainda síndrome de ovários policísticos e consequentemente infertilidade.

 

Fatores de risco para a Síndrome Metabólica:

 

Tamanho da circunferência abdominal

O excesso de gordura na área abdominal é o maior fator de risco para doenças cardíacas. Muito mais do que o excesso de gordura em outras partes do corpo, como nos quadris, por exemplo. Mulheres não devem ter a circunferência abdominal acima de 88cm; e homens (o grupo de maior risco), 102cm.

Nível de triglicérides

Um nível elevado de triglicerídeos é um fator de risco relevante. Os triglicerídeos são um tipo de gordura encontrada no sangue e são responsáveis pelo aumento do tecido adiposo do corpo. Provém de origem vegetal.

Colesterol

Um baixo nível de colesterol HDL, chamado de “bom” colesterol, também é considerado um fator de risco. Isso ocorre porque o HDL ajuda a remover o colesterol das artérias. Um baixo nível de colesterol HDL aumenta o risco de doença cardíaca.

Pressão arterial alta

A pressão sanguínea é a força com que o sangue empurra as paredes das artérias enquanto seu coração bombeia o sangue. Se essa pressão aumenta e permanece alta ao longo do tempo, isso pode levar ao acúmulo de placas e aumentar as chances de um ataque cardíaco.

Excesso de açúcar no sangue

A resistência à insulina e diabetes. O açúcar no sangue levemente elevado pode ser um sinal de início de diabetes.

 

Quando devo me preocupar?

 

Se você identificou mais de 2 fatores de risco dentro da lista acima, é recomendável que você procure o auxílio de um especialista para fazer novos exames e entender qual é a sua situação.

Quando presente, a Síndrome Metabólica está relacionada a uma mortalidade geral duas vezes maior que na população normal e mortalidade cardiovascular três vezes maior. Por isso, não deixe de dar atenção à sua saúde.

Ver todos
#

Razão social: GRUPO DE APOIO CIR. DE GASTROENTEROLOGIA E CIR. EM GERAL LTDA | Responsável técnico: PROF. DR. ARTHUR BELARMINO GARRIDO JÚNIOR - CRM 12686

2022 - Todos direitos reservados

Ao clicar em ”aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhoria da navegação no site, análise de uso e suporte em nossos esforços de marketing e comunicação.