Nosso blog

Importância de suplementos nutricionais após cirurgia bariátrica

 

Nos alimentos, além dos nutrientes básicos (proteínas, hidratos de carbono e gorduras) há substâncias que existem em pequena quantidade: as vitaminas e os sais minerais. Elas são também muito importantes para os processos químicos numerosos que garantem o bom funcionamento do nosso organismo.

Quando é necessário emagrecimento para enfrentar uma obesidade acentuada, utilizam-se dietas, medicamentos ou cirurgia bariátrica. Consegue-se assim redução expressiva da ingestão e/ou da absorção alimentar.

A diminuição dos nutrientes principais é desejável nesses casos, especialmente de hidratos de carbono e gorduras, por seu alto teor energético. Mas os sais minerais e as vitaminas, também chamados de oligoelementos, podem se tornar insuficientes. Por isso é necessária a suplementação.

Depois de uma operação bariátrica, os oligoelementos têm uma redução na quantidade ingerida e na sua absorção, em decorrência das alterações cirúrgicas no estômago e no trajeto intestinal. E essa redução é diferente para cada sal mineral e cada vitamina, dependendo ainda do método cirúrgico utilizado e de características individuais da adaptação de cada operado.

A suplementação deve ser feita sob orientação de um profissional com experiência nessas situações, podendo ser um clínico, um endocrinologista, um nutricionista, um nutrólogo ou o próprio cirurgião, contanto que esteja habituado a esses detalhes. A suplementação mais comum após cirurgia bariátrica inclui:

                                                                     – Polivitamínicos com minerais;

                                                                     – Vitaminas B12, B1 e B2, por via oral ou injetável;

                                                                     – Citrato de cálcio;

                                                                     – Vitamina D;

                                                                     – Ferro, por via oral ou venosa (se a operação foi bypass gástrico);

                                                                     – Ácido fólico.

Nem todos os operados precisam de tudo isso, mas alguns necessitam de ainda mais. É fundamental a realização de exames laboratoriais periódicos com maior ou menor frequência, conforme o caso. O acompanhamento por equipe especializada é indispensável e por toda a vida.

Ver todos
#

Razão social: GRUPO DE APOIO CIR. DE GASTROENTEROLOGIA E CIR. EM GERAL LTDA | Responsável técnico: PROF. DR. ARTHUR BELARMINO GARRIDO JÚNIOR - CRM 12686

2022 - Todos direitos reservados

Ao clicar em ”aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhoria da navegação no site, análise de uso e suporte em nossos esforços de marketing e comunicação.