Nosso blog

Veganos e vegetarianos podem fazer redução de estômago?

 

A imagem que algumas pessoas têm sobre veganos e vegetarianos é equivocadamente de pessoas magras, fracas e com pouca disposição. Na verdade, apesar de ser mais raro, veganos e vegetarianos também podem enfrentar problemas de sobrepeso e obesidade em vários graus. A retirada completa de carne, ovos, leite e seus derivados não é capaz de garantir a perda de peso, já que a pessoa pode acabar compensando essa ausência de proteínas animais com outras opções igualmente calóricas.

Na busca pelo emagrecimento também não é raro ver pessoas que decidem adotar o estilo de vida vegano ou vegetariano, na esperança de perder peso. Entretanto, mesmo tornando-se vegana, a pessoa continua sem conseguir reduzir pesos e medidas, sendo que em alguns casos é preciso recorrer à cirurgia bariátrica e metabólica para o controle da obesidade.

Todo paciente bariátrico precisa de acompanhamento nutricional pré e pós-operatório para corrigir e prevenir possíveis deficiências nutricionais resultantes da redução do estômago e consequente diminuição da ingestão de alimentos ou maior dificuldade na absorção dos nutrientes. Isso é ainda mais importante nos pacientes vegetarianos e veganos, já que a possibilidade de carências nutricionais (principalmente proteína e ferro) são mais frequentes por não comerem carnes.

O fato de não consumirem produtos de origem animal, não impede que os veganos e vegetarianos bariátricos mantenham um bom estado nutricional após a cirurgia bariátrica. Isso porque eles podem utilizar a proteína de soja, além de grãos integrais, vegetais verde escuros, leguminosas, castanhas e sementes, entre outros alimentos que podem fornecer proteínas, vitaminas e minerais.

Em alguns casos, pode ser recomendado a introdução de complementos nutricionais específicos para evitar carência de nutrientes.

Vale frisar, no entanto, que o sucesso do tratamento vai depender, e muito, do comprometimento por parte do paciente em seguir rigorosamente não só as orientações médicas, mas também as do nutricionista.

Vegano ou vegetariano?

Apesar de veganos e vegetarianos serem confundidos como uma única categoria pelo público em geral, existe uma grande diferença entre estas duas correntes de alimentação.

Os vegetarianos são aqueles que optam por não comer carne, mas podem continuar aceitando alimentar-se de derivados como leite, manteiga, ovos e outros produtos que possam conter algum tipo de proteína animal. Isso favorece a adequação da dieta pós operatória.

Já os veganos são mais restritivos e não aceitam nenhum tipo de proteína animal ou seus derivados. Em casos mais radicais, os veganos também não consomem nenhum tipo de produto ou serviço que possa ter utilizado animais em seu processo de pesquisa e fabricação. Neste caso, o aporte proteico adequado é mais difícil no pós operatório.

Fato positivo é que ambas as dietas tendem a ser ricas em fibras e baixas em gorduras saturadas, o que pode contribuir para o controle de peso após a cirurgia e também para a redução do risco de obesidade e doenças cardiovasculares.

 

 

Ver todos
#

Razão social: GRUPO DE APOIO CIR. DE GASTROENTEROLOGIA E CIR. EM GERAL LTDA | Responsável técnico: PROF. DR. ARTHUR BELARMINO GARRIDO JÚNIOR - CRM 12686

2022 - Todos direitos reservados

Ao clicar em ”aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhoria da navegação no site, análise de uso e suporte em nossos esforços de marketing e comunicação.