Nosso blog

Por que é preciso tratar a obesidade?

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo. Até 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões com obesidade. Entre as crianças, o número pode chegar a 75 milhões.

No Brasil, os dados da OMS já indicam que 15% da população infantil está obesa e por volta de metade da população tem excesso de peso.

Os números são alarmantes e crescentes. A obesidade é uma doença que não afeta apenas a aparência física de uma pessoa, mas sim uma enfermidade que precisa ser tratada a fim de devolver ao paciente saúde e qualidade de vida.

O excesso de peso, com o passar do tempo, acarreta o desenvolvimento de outras doenças que podem causar sérias deficiências.

 

Doenças associadas

A obesidade nunca vem sozinha. Com ela, outras doenças podem se desenvolver e trazer prejuízos à saúde do paciente. Algumas delas são:

– Hipertensão: 2,5 vezes mais frequente em obesos.

– Diabetes: a obesidade eleva em 3,5 vezes o risco de desenvolvimento da doença. E 8 em cada 10 obesos apresentam diabetes tipo 2.

Problemas hepáticos: a esteatose (doença hepática gordurosa não alcoólica) acomete cerca de 85% de pessoas com obesidade mórbida.

– Apneia: 7 em cada 10 obesos são diagnosticados com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono.

O alerta vermelho da obesidade é levantado quando houver a associação de qualquer uma dessas comorbidades. Em casos mais extremos, o agravamento da obesidade, associada a uma ou mais comorbidades, pode levar até mesmo à morte.

 

Tratamento da obesidade

Nada acontece de um dia para o outro. Para que o tratamento da obesidade seja realizado com sucesso é preciso um planejamento a longo prazo e acompanhado por um médico especializado.

São necessárias mudanças no estilo de vida, principalmente relacionadas à forma de se alimentar e de combate ao sedentarismo. Em resumo: melhorar a qualidade dos alimentos ingeridos, diminuir a quantidade de calorias e fazer exercícios físicos.

Além dos cuidados citados, que serão sempre necessários, a escolha do caminho a ser seguido dependerá do nível de obesidade do paciente e seu estado de saúde.

Neste caso, a consulta com um especialista é fundamental para que você tenha certeza de que está trilhando o caminho mais correto para o seu caso em específico. Em uma clínica multidisciplinar serão avaliados os diversos fatores que levam à obesidade, como o psicológico, social, comportamental, nutricional etc, para se instituir a ajuda mais adequada para o paciente.

O tratamento estabelecido pelo especialista pode incluir mudanças de hábitos alimentares, com sugestão de dietas e atividades físicas, e associá-las à psicoterapia, prescrição de medicamentos e uso de balões gástricos e até a cirurgia bariátrica.

A cirurgia bariátrica e metabólica é indicada para pacientes com IMC acima de 35 kg/m2, desde que este apresente doenças associadas, como as já citadas neste post.

Então, se você se identificou com essa postagem e notou que a obesidade pode estar comprometendo sua qualidade de vida, procure um dos especialistas que fazem parte do Instituto Garrido. Lembre-se de que o caminho só é percorrido quando damos o primeiro passo.

Ver todos
#

Razão social: GRUPO DE APOIO CIR. DE GASTROENTEROLOGIA E CIR. EM GERAL LTDA | Responsável técnico: PROF. DR. ARTHUR BELARMINO GARRIDO JÚNIOR - CRM 12686

2022 - Todos direitos reservados

Ao clicar em ”aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhoria da navegação no site, análise de uso e suporte em nossos esforços de marketing e comunicação.