Nosso blog

Hipotireoidismo engorda?

 

Em fevereiro de 2011, um dos maiores jogadores de futebol de toda história anunciou sua aposentadoria dos campos. Ronaldo Fenômeno, aos 34 anos, convocou uma coletiva de imprensa para anunciar que o principal motivo de sua decisão estava na descoberta de uma doença chamada hipotireoidismo, que no seu caso, o fazia aumentar de peso, por maiores que fossem os seus esforços de exercícios físicos e dietas.

O hipotireoidismo é um problema da tireoide – glândula que regula a taxa metabólica dos pacientes – que se caracteriza pela queda na produção dos hormônios tiroidianos. É mais comum em mulheres, mas pode acometer qualquer pessoa, independente de gênero ou idade.

Os principais sintomas são cansaço, depressão e ganho de peso. Mas essa deficiência na produção do hormônio tiroidiano é responsável por um aumento médio de apenas 10% do peso do indivíduo. Sendo tratado, o organismo funciona como se não houvesse problema algum: a sua reposição de hormônio é feita e a dose é controlada com exames de sangue periódicos.

O uso desses hormônios da tireoide não tem nada a ver com hormônios associados a doping ou a hormônios sexuais femininos ou masculinos.

Em adultos, na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por alguma doença autoimune denominada “Tireoide de Hashimoto”, ou pela retirada cirúrgica da tireoide por casos de câncer. Sob qualquer circunstância a reposição hormonal é contínua e vitalícia.

Se o hipotireoidismo não for corretamente tratado ele pode acarretar redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.

Sentindo na própria pele

O hipotireoidismo é de fato uma doença séria e que pode levar a um aumento de peso discreto e involuntário.

“O que Ronaldo provavelmente vivenciou naquele momento é o que muitos dos pacientes que chegam até nós estão sofrendo”, explica a Dra. Josefina Matielli, endocrinologista do Instituto Garrido. “Muitos acreditam que o aumento do peso se deve exclusivamente ao hipotireoidismo e não aos erros alimentares”, completa ela.

Se o hipotireoidismo não for corretamente tratado pode-se acarretar na redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos

 

 

Ver todos
#

Razão social: GRUPO DE APOIO CIR. DE GASTROENTEROLOGIA E CIR. EM GERAL LTDA | Responsável técnico: PROF. DR. ARTHUR BELARMINO GARRIDO JÚNIOR - CRM 12686

2022 - Todos direitos reservados

Ao clicar em ”aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhoria da navegação no site, análise de uso e suporte em nossos esforços de marketing e comunicação.